Comemoração: 20 anos de NUPEM-UFRJ, produzindo conhecimentos e multiplicando pesquisadores

by

Hoje, dia 06 de junho de 2014, é dia de festa para a Ecologia brasileira! Comemoramos os 20 anos de criação do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM-UFRJ), Rio de Janeiro, atualmente denominado Núcleo de Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé. O que começou como base de pesquisas de campo em Ecologia pelo esforço do Professor Francisco Esteves (idealizador e principal responsável pelo sucesso do NUPEM-UFRJ, ainda a frente da Instituição) e de seus alunos na década de 90, hoje se trata de um campus avançado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que conta com cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental.

Em 387 a.C. o filósofo grego Platão (428-348 a.C.) fundou a Academia, instituição de ensino e aprendizado voltada ao desenvolvimento do saber através da dialética, aprendizado pela discussão e solução de problemas. A Academia resultou na formação de filósofos, como Aristóteles, o mais famoso, que deram continuidade a esse processo de desenvolvimento do saber. Na mesma época, Isócrates (436-338 a.C.) desenvolveu o ensino baseado na retórica, algo mais semelhante ao ensino atual, desenvolvido por meio de palestras de um mestre para seus aprendizes.

O NUPEM, desde a sua criação, vem desempenhando os dois papeis da Academia. Em especial, como na Academia de Platão, além de desenvolver conhecimento em Ecologia em Meio Ambiente, já formou (e ainda forma) dezenas de discípulos, que atuam na produção e disseminação do conhecimento, e que se espalham pelos quatro cantos do Brasil, iniciando novos núcleos.

Na UFRN são ao menos 5 docentes que tiveram parte ou boa parte da sua formação no NUPEM-UFRJ. Cada um ao seu tempo, todos ajudaram a “carregar tijolos” na construção do NUPEM-UFRJ, o que funcionou como escola para que possam hoje formar novos profissionais em outros locais do Brasil.

Passei pelo NUPEM-UFRJ entre 1999 e 2008. Frequentei o NUPEM desde o antigo laboratório e alojamentos localizados atrás dos estábulos do Parque de Exposições de Macaé-RJ, até a inauguração do primeiro prédio das atuais instalações. Eu não participei dos acampamentos! Amigos e colegas que passaram por lá, deixem aqui comentários com suas histórias e causos”

Desejos muitas outras décadas ao NUPEM-UFRJ, pela educação e ciência brasileira!

 

André M. Amado (Depto. Oceanografia e Limnologia; PPG Ecologia – UFRN)

Revisão de Língua Portuguesa: Bruna Q. Vargas (Cultura Inglesa, Natal-RN)

 

 

 

 

 

Anúncios

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “Comemoração: 20 anos de NUPEM-UFRJ, produzindo conhecimentos e multiplicando pesquisadores”

  1. rbozelli Says:

    André e amigos limnólogos do Rio Grande do Norte, fiquei muito feliz de ver seu post e as coisas que relata nele. Ontem foi um dia muito bonito aqui no NUPEM e com certeza em vários momentos lembramos de tantos de nós que por aqui passaram e que tem a esta instituição seu passado ligado. Reencontramos amigos e constatamos como o tempo passou. Mas passou bem, pois estamos por aí, em muitos cantos do Brasil, tocando avante a construção da limnologia brasileira. Uma grande abraço a vocês, que por aí fortalecem mais um nó desta rede, um nó que já origina muitos fios. E que como você já lembrou em um outro post, vai servir para pescar, já está pescando…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tássia Ferraz Says:

    Nossa… Que saudade! Fiz parte dessa história também, de 2004 a 2007, como estagiária de IC do Laboratório de Limnologia/UFRJ. Fui orientada pelo professor Vinicius Farjalla e co-orientada pelo André M. Amado (doutorando, na época) em meus estudos sobre foto-oxidação de MOD nas lagoas do norte-fluminense. Aprendi muito com estes rapazes, com os outros pesquisadores, colegas de laboratório e de outros laboratórios que encontrávamos no Nupem, e com o pessoal do “apoio”, imprescindível.
    Lembro sempre com muito carinho da gente preparando o material no laboratório e o lanche na cozinha para passar o dia fazendo coletas, da seleção de músicas para ouvir na pickup, da disputa pelas melhores camas nos quartos (a cama de baixo tinha rodízios e parecia um skate. Ninguém queria dormir nela!), da troca de ideias no mesão, do cuidado ao apertar os cadarços do tênis para não perder quando “atolasse”, dos cochilos no barco (e todos rindo da minha cara, pois eu era a única que conseguia esta façanha naqueles passeios turbulentos, com um motor barulhento e sem encosto), dos mergulhos na lagoa para encerrar o trabalho…
    Lembro, especialmente, de uma das longas semanas que eu passava lá, com meus experimentos de foto-oxidação. Meus orientadores tinham conseguido contatos “quentes” e comprado tubos de quartzo novinhos (caríssimos!) para o experimento. Estávamos todos felizes com a qualidade que o trabalho teria… E alguém (não, não vou dizer o nome do “santo”, rsrs!), ao manobrar o carro no pátio do NUPEM, ATROPELOU o experimento, quebrando parte dos tubos!!
    Veio aquele frio na barriga… “E agora? O que é que eu vou dizer para o meu orientador?”
    Vc lembra disso, Megali?
    Tivemos um “plano B” e, como na maioria das histórias do NUPEM, o final foi feliz, mas este “causo” marcou!
    Como este, há muitos outros e eu espero que todos que passaram por lá tenham o mesmo carinho e gratidão que eu tenho ao lembrar do lugar e das pessoas com quem convivíamos.
    Meus parabéns a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste investimento e… VIDA LONGA AO NUPEM!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Humberto Marotta Says:

    Belas lembranças, grandes aprendizagens, frutíferas vivências e felizes momentos marcaram minha passagem pelo NUPEM-UFRJ entre 2001 e 2005. Lições de como os esforços dos professores e colegas que tive foram fundamentais e merecedores de meu alegre agradecimento.

    Como não lembrar de um abrupto alame falso de FOGO pela madrugada, dado por um desses alunos mais sonâmbulos que faziam todos se levantarem de uma forma, digamos, nem sempre tranquila… Até hoje não se sabe quem poderia ter sido o dito cujo 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: